quinta-feira, 8 de julho de 2010

UAB - Universidade Aberta do Brasil

Irecê - Pólo

Curso Matemática

Disciplina: Organização do trabalho pedagógico

Docente: Lúcia de Fátima C. F. Lessa

Discente:

NEILTON SATEL DOS SANTOS G-10

IRECÊ

2010

Questão 1: (Valor 1,0)

Em sua opinião, que ações educativas você poderia incorporar às aulas de Matemática de maneira que dê significado à aprendizagem do aluno?

O ensino da matemática tem sido um grande desafio para o educador matemático. A reclamação em muitos casos por parte dos alunos de que as aulas são monótonas e pouco atrativas, vem dificultando seu ensino gradativamente.

O uso de novas tecnologias tem se tornado um grande aliado do professor de todas as áreas dos saberes, em especial a matemática. Quando usado de maneira adequada, alguns softwares ajudam na confecção de tabelas e construções de gráficos. Outro recurso interessante é o uso de jogos matemáticos na sala de aula.

Sair um pouco da rotina ministrando aulas em ambientes abertos como em baixo de árvores ou em locais diferentes do ambiente escolar também ajuda a sair da monotonia e proporcionar aulas mais atrativas.

A utilização de materiais simples usados no quotidiano dos alunos, também proporcionará uma configuração mais atraente das aulas de matemática. È necessária a participação de todos os educandos para que tenhamos uma educação mais humanizada.

Questão 2: (Valor 1,0)

Caracterize os modos e instrumentos de avaliação (testes, testes em duas fases, relatórios e ensaios, portfólios).

Os testes ou provas escritas ainda é um dos instrumentos de avaliação mais utilizados pelas escolas. Neste tipo de instrumento, o aluno deverá sintetizar seus conhecimentos de forma escrita ou oral a depender do tipo de teste. É um instrumento que carrega algumas desvantagens uma vez que nem todos têm a mesma capacidade de raciocinar sobre pressão e com um tempo estipulado previamente.

O teste em duas fases foi instituído em Portugal e objetiva uma segunda oportunidade ao educando em refletir suas respostas após um feedback do professor. A avaliação deverá ser comentada pelo professor e após este comentário, é realizada uma segunda fase onde o educando terá a oportunidade de responder novamente sobre os temas abordados sob novas perspectivas.

O relatório escrito tem sido usualmente usado na proposta de avaliação dos alunos em Matemática, fugindo um pouco a tradição de que este tipo de instrumento avaliativo era inadequado a esta disciplina. Este tipo de instrumento avaliativo tem a vantagem de poder ser utilizado tanto durante como fora das aulas, tendo bons resultados uma vez que é possível explorar o lado investigativo dos educandos.

O portfólio é outro instrumento avaliativo que pode ser utilizado como um processo contínuo de avaliação, podendo ser retomado sempre que necessário durante vários momentos e em várias aulas ao longo de todo o ano letivo. Neste processo, é necessário um nível de integração entre alunos e professores muito maior e ainda uma maior compreensão por parte dos educadores em aceitar o maior grau de liberdade permitido neste processo em relação a seus alunos uma vez que os mesmos deverão ter maior liberdade em relação as formas de expressarem suas idéias.


COPERIL - Escola Cooperativista de Irecê

2º bimestre 2010

Irecê – Ba

Turma - 2º ano B

Sala 18

36 alunos

Disciplina: Matemática

Professor: Neilton Satel dos Santos

Transformação de grau para radiano e de radiano para grau


3- OBJETIVO

Fazer com que, por meio de uma atividade prática, os alunos entendam o conceito de radiano e, também, a relação entre grau e radiano.

4- Conteúdos abordados: Trigonometria - Transformação de grau para radiano e de radiano para grau

5 - ESTRATÉGIAS - Os alunos forma divididos em grupos de, quatro membros. Foram utilizados vários objetos redondos, como Cds, panelas, latas de leite ou de óleo para determinação do raio da circunferência do objeto em estudo, utilizando barbante e régua.

6 - Avaliação – A avaliação será feita em duas etapas: Na primeira os alunos se defrontaram com uma avaliação escrita com 5 questões envolvendo os conceitos de radianos e graus desenvolvidos durante a aula.

Após correção e comentário pelo professor, será feita outra avaliação com os temas abordados pelo professor, desta vez utilizando calculadoras para fazer os cálculos envolvidos na atividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Converta graus em radianos. Disponível em:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070527083647AAtACzM

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações, vol. 1.

GIOVANNI, José Ruy, De olho no vestibular – São Paulo: FTD 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário