quinta-feira, 8 de julho de 2010

Aprendendo Matemática


UAB - Universidade Aberta do Brasil

Irecê - Pólo

Curso Matemática

Disciplina: Organização do trabalho pedagógico

Docente: Lúcia de Fátima C. F. Lessa

Discente:

Pedro Tiago Dourado Gonçalves G-10

IRECÊ

2010

ATIVIDADE ON-LINE 2



Ensinar Matemática não tem sido das missões mais fáceis, já que os alunos em sua maioria a considera um bicho papão das disciplinas, a matéria que só loucos aprendem, enfim com tantos adjetivos inadequados, torna-se muito mais complicada do que realmente é.

Depois de vários estudos na área esta comprovada que alguns métodos melhoram o ensino-aprendizagem. É ela a inclusão de tecnologias em suas aulas, o Governo Estadual e Municipal tem sido um grande aliado na implantação de tecnologias de ponta nas escolas, onde capacitando o professor para que as utilize corretamente, teremos aulas muito mais interessantes e possibilitando que se desmistifique esta matéria que tanto assusta.

Outra situação muito interessante é a modelagem matemática, possibilitando assim, o aluno aprende o assunto e como ele vai utilizá-lo em seu dia-dia, pois se o aluno conseguir relacionar o assunto da disciplina com o seu cotidiano, a aprendizagem se da muito mais fácil. Um exemplo disso seria juntar toda a turma em no pátio da escola para calcular a área daquele pátio, ou se for um prédio, calculando a altura através da sombra, entre outras situações possíveis.

No caso das avaliações eu não acredito que as provas sejam as mais importantes, pois nem sempre o aluno consegue demonstrar o seu conhecimento por puro medo de erra, ou qualquer outro fator que o infrinja naquele momento, claro que a mesma não pode ser abandonada, pois atualmente os vestibulares e concurso são através de provas cada vez melhor elaboradas, dividiria os pontos duas partes onde metade eu avaliaria o empenho dos alunos em sala de aula com atividade e participação e a outra metade sim eu avaliaria com provas.

uma vez ao anos, realizar gincana matemática, onde o aluno poderá esta utilizando o que aprendeu em sala, diretamente com material sólido, mostrando assim que tudo o que ele aprendeu não foi em vão.


Roteiro - Pedro Tiago.

Escola Estadual Professor Joel Americano Lopes

Período: 1º bimestre 2010

Local: Irecê – Ba

Horário: Noturno

Turma: 1º ano A

Sala: 02N

N° de alunos: 44 alunos

Disciplina: Matemática

Professor: Pedro Tiago Dourado Gonçalves

2: Progressão Aritmética e Progressões Geométricas.

3: Busca ensiná-las de forma prática e concisa, fazendo-se entender que tudo o que ele esta aprendendo tem importância em sua vida, e uma forma de fazer isso é demonstrar quando e como eles utilizarão a progressão aritmética e geométrica em seu cotidiano.

4: Aguçar o raciocínio lógico, noção financeira, pois as mesmo podem ser utilizadas para se calcular juros simples e juros composto, calcular tempo em que se chega a um deter minado ponto se a aceleração for geometricamente calculada, enfim elas se envolvem em muitas coisas dos nosso cotidiano.

5: Uma das situações que mais contribui com o ensino da matemática, é o envolvimento financeiro em suas situações problemas, pois envolveu dinheiro todo mundo quer aprender, dividiria a turma em grupos de 5 a 6 alunos e daria duas situações problemas sobre rendimento bancário onde uma renderia em PA e a outra em PG, e até que ponto qual das duas seria mais vantajosa, e que fosse esboçado um gráfico das situações. Esta atividade poderá ser exercida em sala de aula mesmo, e os recursos didáticos neste caso são muitos simples, bastaria uma folha de oficio para que fosse respondida a questão e uma cartolina e lápis idrocor para que fosse feito o gráfico a ser discutido posteriormente em sala de aula.

6: A avaliação será feita em duas partes: primeiramente eu avaliarei o situação descrita no item 5 e a segunda partes das notas seriam dadas em testes e provas contendo sempre situações reais vividas corriqueiramente pelos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Os conceitos de Progressão Aritmética e Progressões Geométricas, como base de conteúdo os sites.

http://www.somatematica.com.br/emedio/pg.php

http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/matematica-trabalhos/tendencias_educacao_matematica/tendmatem2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário