quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como se aprender a matemática.

UAB - Universidade Aberta do Brasil

Irecê - Pólo

Curso Matemática

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico

Docente: Lucia Lessa

Discentes:

PEDRO TIAGO D. GONÇALVES G-10

NEILTON SATEL DOS SANTOS G-10

IRECÊ

2010

ATIVIDADE ON-LINE 1


O conceito de escolas tradicional e nova são muito criticados atualmente, devido a uma grande centralização do professor. Muito utilizada por meados das décadas de 60 e 70, teve o seu insucesso comprovado com a grande dificuldade de aprendizagem destes alunos. No caso da escola ativa nasce no final do século XIX e tem como característica comum: o princípio da atividade, corrente de pensamento desenvolvida para criticar o positivismo. E com o apoio da ciência a comportamentalista tem avaliado como se da uma melhor aprendizagem, através de estímulos entre outros métodos. A construtivista defende que o conhecimento resulta da interação de uma inteligência sensório-motora com o ambiente.

Os princípios defendidos pelo grande educador Paulo Freire são a Justiça social, liberdade, ética, autonomia do ser humano, da escola e da sociedade. Para ele “a educação deve ter como objetivo maior desvelar as relações opressivas vividas pelos homens, transformando-os para que eles transformem o mundo”. Em entrevista concedida ao professor Ubiratan D`Ambrosio, Paulo através de suas sabias palavras, nos fez entender que nos professores de matemática, quando introduzimos a pedagogia ao ensino das matérias de exatas, correlacionado o determinado assunto com situações do cotidiano, o entendimento da disciplina torna-se mais fácil e prazerosa, É através de uma boa didática que o professor de matemática aprende a ensiná-la. as contribuições do Professor Paulo foi incalculável, sem dúvida, o pedagogo mais importante do Brasil, onde através das suas idéias conseguiu tira muitos cidadãos do analfabetismo.

A formação didática de um professor de matemática é quase tão importante quanto aprender a lhe dar com números, pois está comprovado que para um bom ensino-aprendizagem da matemática, face necessária a utilização de situações vividas do cotidiano, outra forma é a utilização de jogos didáticos nas aulas, aguçando ainda mais o raciocínio.

É perceptível a melhorar no ensino brasileiro, isso se deve muito a investimentos feitos na capacitação dos professores a fim de melhorar seus argumentos em sala de aula, com isso o professor aprende e os alunos aprendem mais ainda.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram utilizados inicialmente na Europa, onde devido ao seu grande sucesso, se expandiu para varias partes do mundo transformando-se base para a melhoria da educação. Dos vários países que adotaram os PCNs, o Brasil foi um deles, com o intuito de melhorar o ensino e nortear os professores a melhor maneira do Ensino-Aprendizagem.

Para que os mesmo dessem certos também no Brasil, tem-se que adaptá-lo a nossa realidade, talvez tenha sido a maior dificuldade encontrada pelos professores. Bem verdade é que a junção de vários fatores contribuiu na melhora significativa da educação, o que nos faz pensar que estamos no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário